BOOT (construir, possuir, operar e transferir)

b>O que é BOOT (construir, possuir, operar, transferir)?

BOOT (construir, possuir, operar, transferir) é um modelo de projeto de parceria público-privada (PPP) no qual uma organização privada realiza um grande projeto de desenvolvimento sob contrato com um parceiro do setor público, como uma agência governamental. Um projeto BOOT é frequentemente visto como uma forma de desenvolver um grande projeto de infra-estrutura pública com financiamento privado.

Aqui está como funciona o modelo BOOT: O parceiro do setor público contrata um desenvolvedor privado - tipicamente uma grande corporação ou consórcio de empresas com expertise específica - para projetar e implementar um grande projeto. O parceiro do setor público pode fornecer financiamento limitado ou algum outro benefício (como a isenção de impostos), mas o parceiro do setor privado assume os riscos associados ao planejamento, construção, operação e manutenção do projeto por um período de tempo especificado. Durante esse tempo, o promotor cobra dos clientes que utilizam a infra-estrutura que foi construída para obter lucro. No final do período especificado, o parceiro do setor privado transfere a propriedade à organização financiadora, livremente ou por um montante estipulado no contrato original. Tais contratos são tipicamente de longo prazo e podem se estender por 40 ou mais anos.

BOOT é às vezes conhecido como BOT (build, own, transfer). As variações no modelo BOOT incluem BOO (construir, possuir, operar), BLT (construir, arrendar, transferir) e BLOT (construir, arrendar, operar, transferir).