General Architecture for Text Engineering (GATE)

General Architecture for Text Engineering (GATE) é um ambiente de desenvolvimento para escrever software que pode processar texto em linguagem humana. Em particular, a GATE é usada para processamento de linguagem computacional e mineração de texto.

GATE ajuda cientistas e engenheiros a definir e determinar estruturas organizacionais para processamento de linguagem, e facilita a incorporação de capacidades de processamento de linguagem em aplicações. O ambiente de desenvolvimento GATE inclui uma GUI (interface gráfica do usuário) para agilizar a curva de aprendizagem.

GATE foi concebido com base na premissa de que os elementos dos sistemas de software que processam a linguagem natural podem ser divididos em três categorias, também conhecidas como sabores:

• Recursos Linguísticos, que representam léxicos e entidades relacionadas.
  • Processing Resources, which represent algorithms.
  • Visual Resources, which represent the components of GUIs.

GATE was originally developed at the University of Sheffield beginning in 1995, and is now used worldwide by scientists, engineers, companies, teachers, and students.