Parceria pública-privada (PPP)

Parceria público-privada (PPP) é um modelo de financiamento para um projeto de infra-estrutura pública, como um novo sistema de telecomunicações, aeroporto ou central elétrica. O parceiro público é representado pelo governo a nível local, estadual e/ou nacional. O parceiro privado pode ser uma empresa privada, uma empresa pública ou um consórcio de empresas com uma área específica de especialização.

PPP é um termo amplo que pode ser aplicado a qualquer coisa desde um simples contrato de gestão de curto prazo (com ou sem requisitos de investimento) até um contrato de longo prazo que inclui financiamento, planejamento, construção, operação, manutenção e desinvestimento. As PPP são úteis para grandes projetos que requerem trabalhadores altamente qualificados e um desembolso significativo de dinheiro para começar. Também são úteis em países que exigem que o Estado seja legalmente proprietário de qualquer infra-estrutura que sirva ao público.

Diferentes modelos de financiamento PPP são caracterizados por quais parceiros são responsáveis pela propriedade e manutenção de ativos em diferentes fases do projeto. Exemplos de modelos de PPP incluem:

• Design-Build (DB): O parceiro do setor privado projeta e constrói a infra-estrutura para atender as especificações do parceiro do setor público, muitas vezes por um preço fixo. O parceiro do sector privado assume todos os riscos.
  • Operation & Contrato de Manutenção (O & M): O parceiro do setor privado, sob contrato, opera um ativo de propriedade pública por um período de tempo específico. O parceiro público mantém a propriedade dos bens.
    >
  • Design-Build-Finance-Operate (DBFO): O parceiro do setor privado projeta, financia e constrói um novo componente de infra-estrutura e o opera/ mantém sob um arrendamento de longo prazo. O parceiro do setor privado transfere o componente de infra-estrutura para o parceiro do setor público quando o contrato de arrendamento está em vigor.
  • Build-Own-Operate (BOO): O parceiro do setor privado financia, constrói, possui e opera o componente de infra-estrutura de forma perpétua. As restrições do parceiro do sector público são declaradas no acordo original e através da autoridade reguladora em curso.
  • Build-Own-Operate-Transfer (BOOT): O parceiro do setor privado recebe autorização para financiar, projetar, construir e operar um componente de infra-estrutura (e cobrar taxas de uso) por um período de tempo específico, após o qual a propriedade é transferida de volta ao parceiro do setor público.

• Buy-Build-Operate (BBO): Este bem público é legalmente transferido para um parceiro do setor privado por um determinado período de tempo.
  • Build-lease-operate-transfer (BLOT): O parceiro do setor privado projeta, financia e constrói uma instalação em terrenos públicos alugados. O parceiro do sector privado opera a instalação durante o período de duração do arrendamento do terreno. Quando o arrendamento expira, os bens são transferidos para o parceiro do setor público.
  • Operation License: Ao parceiro do setor privado é concedida uma licença ou outra expressão de permissão legal para operar um serviço público, geralmente por um prazo especificado. (Este modelo é frequentemente utilizado em projetos de TI.)
  • Somente finanças: O parceiro do setor privado, geralmente uma empresa de serviços financeiros, financia o componente de infra-estrutura e cobra do parceiro do setor público o interesse pelo uso dos fundos.