Reconhecimento de impressão Palm

O reconhecimento de impressão Palm é um método de autenticação biométrica baseado nos padrões únicos de várias características nas palmas das mãos das pessoas.

Os sistemas de reconhecimento de impressão Palm usam um dispositivo de digitalização ou uma aplicação baseada em câmaras, juntamente com software associado que processa dados de imagem de uma fotografia da palma da mão de um indivíduo e compara-os com um registo armazenado para essa pessoa. As impressões palmares são contrapartidas das impressões digitais, incluindo detalhes semelhantes. Como é o caso da digitalização de impressões digitais, os scanners de palma usam métodos ópticos, térmicos ou tácteis para realçar os detalhes no padrão das áreas em relevo (chamadas cristas) e ramos (chamadas bifurcações) numa imagem de uma palma humana, juntamente com outros detalhes incluindo cicatrizes, vincos e textura. Esses três métodos dependem da análise da luz visível, análise de emissão de calor e análise de pressão, respectivamente. Os scanners de palma podem exigir que os indivíduos toquem suas mãos em uma tela ou podem estar sem contato.

Prints de palma e impressões digitais são frequentemente usados juntos para aumentar a precisão da identificação. Uma impressão de mão, em virtude de cobrir mais área de pele, inclui mais detalhes de identificação, tornando falsos positivos tudo menos impossível e simultaneamente fazendo falsificação intencional muito mais difícil. Em outras situações, como investigações criminais, uma impressão completa ou parcial da palma da mão pode, às vezes, ser obtida quando as impressões digitais estão ausentes. Um criminoso pode, por exemplo, usar luvas para evitar deixar impressões digitais, mas inadvertidamente deixar uma impressão parcial da palma da mão quando uma luva escorrega durante a prática de um crime.

A primeira aplicação registrada de reconhecimento de impressão digital de mão foi em 1858, quando Sir William Herschel registrou as impressões digitais dos funcionários da função pública indiana que trabalhavam sob ele  e as combinou com novas amostras coletadas em dias de pagamento para garantir a identificação.

O reconhecimento da veia palma da mão, uma tecnologia mais recente, usa iluminação quase infravermelha para expor os padrões vasculares únicos na palma da mão de um indivíduo.