Efeito de memória da bateria

O efeito de memória da bateria é uma redução da longevidade da carga de uma bateria recarregável, devido à descarga incompleta em usos anteriores.

alguns tipos de baterias, tais como níquel-cádmio e níquel-hidreto metálico, podem desenvolver um efeito de memória quando apenas parcialmente descarregadas antes da recarga. Esta "memória" reduz a capacidade das cargas subsequentes e, portanto, a vida útil futura da bateria num determinado dispositivo. O efeito também pode ser causado por carregadores mal concebidos.

O efeito de memória pode ser mitigado pelo uso diligente da bateria: descarga total e recarga. Pode-se recondicionar baterias com um efeito de memória através de ciclos de descarga profunda e de carga. Alguns carregadores também têm modos específicos de recondicionamento de baterias.

Tipos mais recentes de baterias, tais como as baseadas em íon de lítio e polímero de lítio, oferecem uma melhor capacidade e uma melhor capacidade de manter uma carga enquanto não estão em uso, enquanto também não demonstram um efeito de memória quando parcialmente descarregadas.

Em geral, a maioria das pessoas com um carregador decente não precisa mais se preocupar com o efeito de memória. Apenas cargas parciais consistentes tendem a produzir o efeito. Na verdade, drenar completamente a capacidade é pior para a longevidade geral das células e só é aconselhável por aqueles que procuram a máxima tensão para fins tais como operações de controlo remoto.