Google News Initiative (GNI)

Google News Initiative (GNI) é um esforço cooperativo entre o Google e vários grandes provedores de mídia de notícias tradicionais para restaurar a audiência desses canais como um alegado esforço para apoiar o jornalismo autoritário.

Os membros da iniciativa incluem o New York Times, o Washington Post, o Financial Times, o HEARST, o South China Morning Post e muitos outros grandes provedores de notícias, bem como numerosos parceiros em publicidade.

A iniciativa compromete 300 milhões de dólares para a promoção dos canais parceiros como fontes de notícias confiáveis estabelecidas. Ao mesmo tempo, os sites considerados desonestos ou que fornecem notícias falsas são reduzidos em visibilidade, mas o Google afirma que não removeu totalmente a visibilidade dos resultados de pesquisa do Google.

É comum o conhecimento de SEO que os usuários raramente navegam além da primeira página de resultados. Considerando esta informação e que vários outros motores de busca baseiam os seus resultados no Google, esta desclassificação esconde-os efectivamente da internet para muitos. Esse controle de grau permite ao Google desligar um site, tornando um site quase tão oculto quanto sites na web profunda.

Por causa da autoridade esmagadora dos mecanismos de busca do Google, os críticos da iniciativa apontam para a censura efetiva da liberdade de expressão que a plataforma oferece e sua natureza anticompetitiva. O viés político da iniciativa também é questionado por algumas organizações jornalísticas fora do ciclo de iniciativas.