GTLD (generic top-level domain name)

Um gTLD (generic top-level domain name) é o nome de domínio de nível superior de um endereço Internet que o identifica genericamente como associado a alguma classe de domínio, tal como .com (comercial), .net (originalmente destinado a provedores de serviços de Internet, mas agora utilizado para muitos fins), .org (para organizações sem fins lucrativos, grupos industriais e outros), .gov (agências governamentais dos EUA), .mil (para os militares), .edu (para instituições educacionais); e .int (para tratados internacionais ou bancos de dados e pouco utilizado). Por exemplo, no nome de domínio, www.ibm.com, .com é o gTLD escolhido. Além do gTLD, há o ccTLD (country code top-level domain name) que identifica um domicílio nacional específico para um endereço. (Por exemplo, .fr para a França e .mx para o México.)

Em novembro de 2000, a Corporação para Atribuição de Nomes e Números na Internet (ICANN), um grupo sem fins lucrativos com sede em Los Angeles que supervisiona a distribuição de nomes de domínio, aprovou sete gTLDs adicionais. Os novos gTLDs são .biz, restrito a empresas; .info, aberto a qualquer pessoa; .name, para registros pessoais; .pro, para profissionais licenciados, como advogados, médicos e contadores; .aero, para tudo relacionado ao transporte aéreo; .museum, para museus; e .coop, para empresas cooperativas, como as cooperativas de crédito. O grupo selecionou esses novos gTLDs entre mais de 40 sufixos propostos. Ele rejeitou gTLDs como .kid, .site, .xxx, .home, .ponto, e .site. A ICANN está atualmente negociando contratos de registro com os candidatos a gTLDs que escolheu.

Proponentes de adição de novos gTLDs argumentam que eles são fáceis de criar e liberar novos espaços para endereços da Internet. Os opositores dizem que mais gTLDs apenas geram confusão e representam um risco maior de violação de marca registrada, ciberespeculação e ciberpirataria.

ICANN aprovou várias organizações para registrar nomes de domínio para pessoas físicas e jurídicas. O grupo ainda não credenciou ninguém para pré-cadastrar nomes em nenhum dos novos gTLDs, e aqueles que tentam fazê-lo o fazem por sua própria conta e risco.