Licença MIT (licença X11 ou licença MIT X)

A Licença MIT (também conhecida como licença X11 ou licença MIT X) é uma licença de software que foi originalmente desenvolvida no Massachusetts Institute of Technology.  É semelhante à licença BSD, que foi utilizada pela primeira vez para a Berkeley Source Distribution, uma versão do UNIX que foi desenvolvida na Universidade da Califórnia em Berkeley (UCB). A principal diferença é que as licenças no estilo BSD às vezes contêm uma cláusula proibindo o uso do nome do detentor do copyright em promoções sem permissão.

As licenças MIT e BSD são consideradas mais liberais que a Licença Pública GNU (GPL), que é de longe a licença de software livre mais usada. A razão para isto é que a GPL requer que (1) todos os softwares derivados de softwares licenciados sob a GPL também devem ser liberados sob a licença GPL e (2) todas as redistribuições de softwares licenciados sob a GPL, incluindo versões modificadas ou softwares derivados de softwares licenciados sob a GPL, devem tornar o código fonte completo disponível livremente.

De acordo com a Free Software Foundation (FSF), a licença do MIT deve ser referida como a licença X11, pois o MIT também lançou software sob uma série de outras licenças. (X11 é a versão atual do X Window System, o mecanismo gráfico padrão de facto para Linux e outros sistemas operacionais do tipo Unix. Ele foi desenvolvido no MIT). A FSF é uma organização sem fins lucrativos que levanta fundos para o trabalho no projeto GNU, um dos produtos mais notáveis do qual tem sido a GPL.  Entretanto, a Iniciativa de Código Aberto se refere a ela como a Licença do MIT, assim como muitos outros grupos. Deve-se ter em mente que a FSF é a mesma organização que insiste que o Linux deve ser renomeado GNU/Linux (por causa da grande quantidade de software GNU incluído nas distribuições Linux). Um bom compromisso é referir-se a ela como a Licença MIT X.

Há também alguma discordância quanto ao tipo de licença que faz um melhor trabalho de proteção dos direitos dos usuários finais. A licença do MIT declara mais explicitamente os direitos dados aos usuários, incluindo ". . . sem limitação os direitos de usar, copiar, modificar, fundir, publicar, distribuir, sublicenciar e/ou vender cópias do Software, e permitir que as pessoas a quem o Software é fornecido o façam. . .". Entretanto, os defensores da GPL alegam que seus requisitos sobre software derivado e fornecimento de código fonte fazem um melhor trabalho de proteção aos usuários.

A licença MIT é usada para vários pacotes de software, incluindo o expat (um XML 1.0 parser escrito em C), MetaKit (uma biblioteca de banco de dados integrada eficiente com uma pequena pegada), Open For Business Project (fornece ferramentas e aplicativos para negócios baseados no padrão J2EE da Sun), X11 e XFree86 (uma implementação de código aberto do X86).

Porque a licença MIT não tem direitos autorais, ao contrário da GPL, outros desenvolvedores são livres para modificá-la para atender aos seus próprios requisitos. Por exemplo, a Free Software Foundation emprega uma licença idêntica à licença do MIT para sua biblioteca de ncurses, exceto pela adição deste texto:

Exceto conforme contido neste aviso, o(s) nome(s) dos detentores dos direitos autorais acima não devem ser usados em publicidade ou de outra forma para promover a venda, uso ou outras negociações neste Software sem autorização prévia por escrito.

(Ncurses é uma biblioteca de funções que gerencia a exibição de uma aplicação em terminais de células de caracteres. É uma parte do projeto GNU, mas é um dos poucos programas GNU que não é lançado sob a GPL.)

O modelo básico da Licença MIT é o seguinte: