MAPI (Messaging Application Program Interface)

MAPI (Messaging Application Program Interface) é uma interface do programa Microsoft Windows que lhe permite enviar e-mail de dentro de uma aplicação Windows e anexar o documento em que está a trabalhar à nota de e-mail. As aplicações que tiram partido do MAPI incluem processadores de texto, folhas de cálculo e aplicações gráficas. As aplicações compatíveis com MAPI normalmente incluem um Enviar Mail ou Enviar no menu Arquivo pulldown da aplicação. A selecção de um destes envia um pedido para um servidor MAPI.

MAPI consiste num conjunto padrão de funções da linguagem C que são armazenadas numa biblioteca de programas conhecida como biblioteca de links dinâmicos (DLL). Os desenvolvedores que estão usando a tecnologia Microsoft Active Server Page (ASP) acessam a biblioteca MAPI usando os Objetos de Dados de Colaboração (CDO) da Microsoft. A biblioteca CDO vem com o Internet Information Server (IIS) da Microsoft. As funções MAPI podem ser acessadas pelos desenvolvedores do Visual Basic através de uma camada de tradução do Basic-to-C.

Eudora, um dos programas de e-mail mais populares, inclui um servidor MAPI. Para ativar o servidor MAPI do Eudora, selecione Opções no menu suspenso Ferramentas e depois clique duas vezes no MAPI e especifique se o MAPI deve estar sempre ativo ou se deve estar ativo somente quando o Eudora estiver em execução. O Microsoft Exchange e possivelmente alguns outros programas podem exigir que você desligue o servidor MAPI quando eles estiverem em uso.