Princípio do Respeito pelas Pessoas

Respeito pelas Pessoas é um dos dois princípios orientadores do Método Toyota, uma filosofia de gestão originariamente desenvolvida para a fabricação de automóveis. O engenheiro Taiichi Ohno é creditado com o desenvolvimento da Metodologia Toyota para ajudar na recuperação econômica do Japão após a Segunda Guerra Mundial.

A filosofia de gestão tem dois componentes importantes: Melhoria Contínua (também conhecida como Kaizen) e Respeito pelas Pessoas (também conhecida como Respeito pelas Partes Interessadas). A parte de Melhoria Contínua do Caminho Toyota, que enfatiza a eliminação do desperdício, é mais conhecida no mundo ocidental pelo adjetivo "lean"

O princípio orientador por trás do Respeito pelas Pessoas é para: "Fomentar uma cultura corporativa que aumente a criatividade individual e o valor do trabalho em equipe, enquanto honra a confiança mútua e o respeito entre trabalho e administração". Segundo a Toyota, o princípio do Respeito pelas Pessoas se divide em dois componentes essenciais, respeito e trabalho em equipe:

"RESPEITO: Respeitamos os outros, fazemos todos os esforços para nos entendermos, assumimos a responsabilidade e fazemos o nosso melhor para construir confiança mútua.

TEAMWORK: Estimulamos o crescimento pessoal e profissional, compartilhamos as oportunidades de desenvolvimento e maximizamos o desempenho individual e de equipe"

Produção enxuta, gerenciamento enxuto e desenvolvimento de software enxuto, todos enfatizam a melhoria contínua, incremental e fazer mais com menos. Como os indicadores-chave de desempenho (KPIs) para a Melhoria Contínua poderiam ser medidos, esta parte do Método Toyota às vezes recebeu mais atenção no mundo ocidental, como evidenciado pela ampla adoção corporativa do Seis Sigma lean.

O componente Respeito às Pessoas da filosofia de gerenciamento, entretanto, muitas vezes recebeu menos atenção porque os indicadores-chave de desempenho para "respeito" eram difíceis de medir. Na era dos grandes dados, entretanto, isso está mudando, e as empresas estão achando mais fácil correlacionar dados de fontes díspares, incluindo mídias sociais, e atribuir valor monetário aos KPIs para preocupações gerenciais mais subjetivas, como satisfação do cliente e rotatividade dos funcionários.

O respeito pelas Pessoas também é às vezes considerado um conflito com uma cultura empresarial tradicional, que muitas vezes coloca uma grande ênfase no lucro a curto prazo e um caminho claro, rápido e mensurável para o ROI (retorno sobre o investimento). Isto também está a mudar, contudo, à medida que as culturas corporativas que promovem o envolvimento dos colaboradores e o equilíbrio entre a vida profissional e familiar demonstram cada vez mais uma maior produtividade, inovação e sustentabilidade.

Veja o discurso de Robert Kusén no TEDx, "Respeito pelas Pessoas - a Fundação das Organizações Criativas":