Zoom fatigue (fadiga de reunião virtual)

Fadiga de reunião virtual, também conhecida como fadiga de reunião virtual, é a sensação de exaustão que muitas vezes ocorre após assistir a uma série de reuniões virtuais em vídeo. Neste contexto, o rótulo "Zoom" é usado genericamente; o fenômeno pode ser aplicado a qualquer plataforma de videoconferência que permita a visualização de galerias.

Os cientistas nem sempre concordam com os mecanismos exatos que causam a fadiga do Zoom, mas a maioria concorda que tem algo a ver com a forma como as videoconferências esgotam o estoque de glicose do cérebro. Pensa-se que a glicose, que é o combustível que as células cerebrais usam para a cognição, é reabastecida durante o sono.

alguns cientistas acreditam que a fadiga mental e física que muitas pessoas experimentam é o resultado da atenção parcial contínua (CPA), um conceito cognitivo  isso está intimamente associado a algo mais em que as plataformas de reuniões virtuais muitas vezes se envolvem -- o multitarefa. O desejo natural de prestar muita atenção à tela de vídeo de cada participante, a necessidade constante de filtrar informações extemporâneas (tanto online quanto locais) e a tendência natural dos espectadores de focar em sua própria aparência, pode resultar em sobrecarga de informação e fadiga cognitiva.

O conceito de fadiga do Zoom tornou-se digno de notícia depois que as pessoas começaram a trabalhar e freqüentar a escola remotamente durante a pandemia global. Quando os países instituíram políticas de trabalho a partir de casa e videoconferência se tornaram a norma, muitas pessoas ficaram surpresas ao saber que assistir a reuniões virtuais pode ser tanto mental como fisicamente cansativo.

Como reduzir a fadiga do Zoom

Reuniões virtuais realizadas em aplicações de software como serviço (SaaS) como o Zoom, Google Meet, Microsoft Teams e GoToMeeting requerem que os participantes processem uma quantidade invulgarmente grande de dados visuais e auditivos de múltiplas fontes ao longo de um período de tempo sustentado. Os participantes que utilizam software de reunião virtual têm de recolher e processar informações a partir de vários feeds de vídeo - bem como informações sobre o seu próprio ambiente físico. Para ajudar os participantes a evitar ou reduzir os efeitos da fadiga do Zoom, os organizadores de reuniões virtuais podem seguir os seguintes passos:

>forte>Reuniões curtas  -- Tente agendar reuniões de grupo online por 50 minutos ao invés de uma hora -- ou use a técnica do pomodoro e quebre reuniões longas em sessões focadas de 25 minutos, seguidas de um intervalo de 5 minutos.

>forte>Evite agendar reuniões de vídeo consecutivas -- Estudos mostram que não é incomum as pessoas experimentarem sobrecarga cognitiva após apenas trinta minutos de atenção parcial contínua.

>forte>>Encoraje o uso da visualização do Active Speaker --- Considere pedir aos participantes para mudarem o layout do seu vídeo para a visualização do Active Speaker. Isto irá reduzir a quantidade de informação que cada participante precisa processar.

> forte>Padronizar o fundo da reunião -- Quando for importante usar a visualização da Galeria para que todos possam ver uns aos outros, considere pedir aos participantes para usarem um filtro de fundo de cores sólidas para reduzir os estímulos na tela.

>forte>Discorajar multitarefa durante reuniões virtuais --  Tanto CPA como multitarefa podem fazer com que o cérebro se esgote e inspire um desejo de dormir.  A diferença é que CPA é um processo de pensamento inconsciente que acontece automaticamente -- enquanto multi-tarefas é uma escolha que requer esforço consciente.

> forte>Utilizar software de reuniões virtuais judiciosamente - Mesmo durante uma pandemia, nem todas as reuniões precisam ser conduzidas através de software de reuniões virtuais. Às vezes é mais eficiente (e menos cansativo) compartilhar informações com um telefonema, e-mail ou linha de bate-papo.