Sistema de controle de malha fechada

Um sistema de controle de malha fechada é um conjunto de dispositivos mecânicos ou eletrônicos que regula automaticamente uma variável de processo para um estado ou set point desejado, sem interação humana. Sistemas de controle de malha fechada contrastam com sistemas de controle de malha aberta, que requerem entrada manual.

Uma malha de controle é o sistema de componentes de hardware e funções de controle de software envolvidos na medição e ajuste de uma variável que controla um processo individual. Os sistemas de controle em malha fechada são amplamente utilizados em aplicações industriais, incluindo agricultura, plantas químicas, controle de qualidade, usinas nucleares, estações de tratamento de água e controle ambiental. Sistemas de controle de malha fechada permitem a automação em vários ambientes industriais e ambientais e regulam processos em sistemas de controle industrial (ICS), tais como controle de supervisão e aquisição de dados (SCADA) e sistemas de controle distribuído (DCS).

Sistemas de controle de malha fechada são amplamente utilizados em várias aplicações industriais, incluindo agricultura, plantas químicas, controle de qualidade, usinas nucleares, estações de tratamento de água e controle ambiental.

Sistemas de controle de malha aberta não similares ou malhas de controle comutáveis, malhas fechadas não recebem a entrada de operadores humanos. Isto significa que, além do ajuste por sistemas de controle, eles operam de forma automática e independente. No controle em malha fechada, a ação é totalmente dependente da variável de processo. Em relação a um sistema de aquecimento, por exemplo, um circuito fechado pode manter uma temperatura como um ponto de ajuste, ligando-se automaticamente quando a temperatura está abaixo do ponto de ajuste. O controle aberto, ao contrário, permitiria que os indivíduos definissem temporizadores e ligassem o calor instantaneamente.