WebDAV (World Wide Web Distributed Authoring and Versioning)

WebDAV (World Wide Web Distributed Authoring and Versioning) é o padrão da Internet Engineering Task Force (IETF) para autoria colaborativa na Web: um conjunto de extensões para o Hypertext Transfer Protocol (HTTP) que facilita a edição colaborativa e o gerenciamento de arquivos entre usuários localizados remotamente uns dos outros na Internet.

WebDAV deve ter um impacto no desenvolvimento de empresas virtuais, permitindo que grupos remotos trabalhem juntos de novas formas. Por exemplo, ferramentas em conformidade com WebDAV poderiam ser usadas por uma organização virtual para desenvolver planos de negócios, criar software, ou escrever bibliotecas de informação. O grupo de trabalho WebDAV faz parte da seção de aplicativos do World Wide Web Consortium (W3C); seu estatuto estabelece seu objetivo de "definir as extensões HTTP necessárias para permitir que as ferramentas de autoria distribuída na Web sejam amplamente interoperáveis, ao mesmo tempo em que suportam as necessidades dos usuários". Espera-se que o WebDAV preencha as expectativas iniciais do potencial colaborativo da Web, adicionando write acesso ao acesso read permitido pelo HTTP. O WebDAV permitirá que os usuários colaborem pela Web da mesma forma que poderiam colaborar através de uma intranet corporativa.

As características do WebDAV incluem:

• Lock (também conhecido como controle de moeda), que evita a sobreposição acidental de arquivos;
  • propriedades XML, que facilitam operações (como armazenamento e recuperação) em metadados, para que os dados sobre outros dados possam ser organizados;
  • O protocolo DAV, que permite definir propriedades, apagar e recuperar;>li>O protocolo DASL (DAV Searching and Locating), que permite pesquisas baseadas em valores de propriedades para localização de recursos na Web;
  • Manipulação do espaço de nomes, que suporta operações de cópia e movimentação. Colecções, que são semelhantes aos directórios do sistema de ficheiros, podem ser criadas e listadas.