Direct-to-Consumer (D2C ou DTC)

D2C (Direct-to-Consumer, ou Direct2Consumer) é um tipo de estratégia de vendas a retalho business-to-consumer (B2C) onde uma empresa irá construir, comercializar, vender e enviar um produto directamente ao cliente.

p>Vender D2C simplifica o processo de distribuição, evitando intermediários (tais como terceiros retalhistas e parceiros de distribuição) -- permitindo às empresas D2C oferecer produtos a preços mais baixos do que as marcas que utilizam modelos tradicionais de negócio de retalho -- assim como manter o controlo end-to-end sobre as operações comerciais.  Com a omissão dos distribuidores retalhistas tradicionais, as actividades de publicidade directa ao consumidor, marketing e vendas são utilizadas para diferenciar as marcas.

Outras coisas, ao renunciar aos modelos tradicionais de distribuição retalhista, as empresas D2C podem experimentar múltiplos canais de distribuição diferentes -- como o comércio electrónico de venda directa, as lojas pop-up e as parcerias nas redes sociais.

As marcas D2C continuam a captar mais do mercado retalhista americano, oferecendo conveniência, qualidade do produto e opções de envio a preços amigáveis para os clientes. Empresas como a Casper Colchões, Dollar Shave Club e Warby Parker -- entre outras marcas -- se estabeleceram e conseguiram perturbar suas respectivas indústrias usando modelos de varejo D2C.

Diagrama - Como funciona um modelo D2C?

Pros e contras de implementar a estratégia D2C

Pros de usar D2C include:

• Mais controle de lucro, sem intermediários.
  • Controle de ponta a ponta do negócio -- particularmente sobre a experiência do cliente, imagem de marca e reputação. Os varejistas normalmente não priorizam ou se concentram em uma marca sobre as outras, a menos que isso os beneficie diretamente.
  • Vendas diretas criam um canal de comunicação entre o cliente e a marca. Isso ajuda a construir a fidelidade à marca, aprender as preferências do cliente, gerar compras repetidas e recomendadas.
  • Recolha de dados do cliente em lojas online -- com dados como demografia, comportamento do comprador, tráfego web, anúncios pagos e remarketing.

p>Consulta de usar D2C:

• Competência contra gigantes do varejo como Amazon e Walmart. O cumprimento particularmente pode ser um desafio, quando se concorre com o transporte gratuito de dois dias da Amazon.
  • Deve comunicar efetivamente os valores da marca sem o apoio de grandes revendedores.
  • Responsabilidades adicionais de marketing, vendas e atendimento ao cliente.

Exemplos de negócios D2C de sucesso

Alguns exemplos de negócios D2C populares incluem:

• Dollar Shave Club. Um serviço baseado em assinaturas que entrega materiais para barbear e cuidar de homens.
  • >forte>Keeps. Um serviço de telemedicina que fornece aos clientes soluções de saúde masculina sem ter de marcar uma consulta médica.
  • Casper. Esta empresa de colchões simplifica a experiência de compra de colchões fornecendo uma pequena selecção de produtos amigos do preço que satisfazem uma vasta gama de necessidades dos clientes.
  • Warby Parker. Sends sample frames for free to customers to try on before they order, aiming for a convenience of choosing eyeglasses on at home.
  • Blue Apron. A service that provides prepped and measured ingredients for healthy meals to be cooked at home. Takes out the process of shopping for fresh ingredients.