CAD (desenho assistido por computador)

CAD (desenho assistido por computador) é o uso de software baseado em computador para ajudar nos processos de desenho. O software CAD é frequentemente utilizado por diferentes tipos de engenheiros e designers. O software CAD pode ser usado para criar desenhos bidimensionais (2-D) ou modelos tridimensionais (3-D).

O objetivo do CAD é otimizar e agilizar o fluxo de trabalho do designer, aumentar a produtividade, melhorar a qualidade e o nível de detalhes no design, melhorar a comunicação da documentação e muitas vezes contribuir para uma base de dados de design de fabricação. As saídas de software CAD vêm na forma de arquivos eletrônicos, que são então utilizados de acordo com os processos de manufatura.

CAD é frequentemente utilizado em conjunto com processos de manufatura digitalizados. CAD/CAM (computer-aided design/computer-aided manufacturing) is software used to design products such as electronic circuit boards in computers and other devices.

Who uses CAD?

Computer-aided design is used in a wide variety of professions. CAD software is used heavily within various architecture, arts and engineering projects. CAD use cases are specific to industry and job functions. Professions that use CAD tools include, but are not limited to:

• Architects
  • Engineers
  • City planners
  • Graphic designers
  • Animation illustrators
  • Drafters
  • Fashion designers
  • Interior designers
  • Exterior designers
  • Game designers
  • Product designers
  • Industrial designers
  • Manufacturers

CAD benefits

Compared to traditional technical sketching and manual drafting, O uso de ferramentas de desenho CAD pode ter benefícios significativos para engenheiros e designers:

• Diminuição dos custos de produção dos projetos;
  • Conclusão mais rápida do projeto devido à eficiência do fluxo de trabalho e do processo de projeto;
  • Alterações podem ser feitas independentemente de outros detalhes do projeto, sem a necessidade de refazer completamente um esboço;
  • Designs de qualidade mais alta com documentação (como ângulos, medidas, predefinições) incorporada ao arquivo;
  • Designs mais claros, melhor legibilidade e facilidade de interpretação pelos colaboradores, pois os desenhos feitos a mão não são tão claros ou detalhados;
  • O uso de arquivos digitais pode tornar mais simples a colaboração com colegas; e
  • Características do software podem suportar design generativo, modelagem sólida, e outras funções técnicas.

Software/ferramentas de CAD

Existe um número de ferramentas de CAD para auxiliar designers e engenheiros. Algumas ferramentas CAD são adaptadas a casos e indústrias específicas, tais como design industrial ou arquitetura. Other CAD software tools can be used to support a variety of industries and project types. Some widely-used CAD tools are:

• MicroStation (offered by Bentley Systems)
  • AutoCAD (offered by Autodesk)
  • CorelCAD
  • IronCAD